Home Dicas para aprender inglês Por que 90% das aulas de conversação em inglês não funcionam

Por que 90% das aulas de conversação em inglês não funcionam

38028
2

Olá, pessoal! Aqui é o Mairo Vergara com mais dica de inglês. E hoje, eu vou falar porque 90% das aulas de conversação em inglês não funcionam. É um assunto polemico e acho que vai ter um monte de comentários, muita gente falando sobre isso. Mas, é algo que eu acredito. Então, os três motivos pelos quais as aulas de conversação no modelo atual não funcionam:

1º Motivo

A sua conversação, a sua capacidade de se comunicar em inglês, depende 80 a 90% do quanto você entende de inglês. E uns 10 a 20% apenas se referem a sua capacidade de falar. Mas, nas aulas é justamente o contrario. O foco das aulas atuais é se comunicar, perder a vergonha e falar. É preciso entender que o foco não está em entender, o aluno vai na aula conversa e pratica, mas, fora da sala ele não treina a compreensão, o “listening”. Sem treinar isso, a sua capacidade fica estagnada ou aumento muita devagar. E se você faz duas aulas de conversação por semana, tente treinar o seu listening diariamente. Em ou duas semanas, a sua capacidade de conversação vai aumentar muito. Mas isso você precisa fazer isso por conta própria, porque a aula não vai focar nisso. E esse é o primeiro motivo para que as aulas sejam ineficientes, foco total demasiada na fala e menos na compreensão.

2º Motivo

Falta de conexão e muita artificialidade. Você entra na sala, senta e conversa de assuntos que normalmente não conversaria com pessoas que praticamente não conhece. A aula de conversação não é natural. Para que a conversa seja efetiva, quanto mais natural e menos artificial essa conversa for, maior o resultado. O que é total o contrario em uma aula de conversação, que é algo  ineficiente.

3º Motivo

Aula de conversação, na maioria das vezes, é em grupo e com brasileiros, ou seja, com falantes não nativos. Se você quer uma conversação eficiente, precisa ser uma conversa um a um com um falante nativo. Não adianta ficar falando com um brasileiro que sabe inglês. Mas, não quer dizer que adiante nada, até ajuda, mas é pouco efetivo. Então, evite fazer conversação em brasileiros e em grupos. Isso pode servir mais para você pegar o jeito de falar errado ou o sotaque dos outros. A minha sugestão é que você pare de fazer essas aulas agora mesmo. Tem escolas que oferecem opção com professor nativo e um a um, mas tende a ser um pouco caro. Em geral, eu recomendo que você procure na internet, existem diversos sites. Se você não tá fazendo aula de conversação com nativo pela internet significa que você não está usando todas as ferramentas tecnológicas.

Resumindo, a aula de conversação em grupo com brasileiros, com um assunto forçado e sem pratica de listening é um furada, pare de fazer isso e comece a estudar de maneira eficiente. É só fazer exatamente o contrário: pratique o listening e faça uma conversação um a um com um falante nativo, de preferência, com um assunto que for interessante para você.

Receba o Resumão da Semana!

Quer receber um "Resumão da Semana" todos os sábados no seu e-mail com todos os nossos materiais e conteúdos da semana?

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit