Home Dicas para aprender inglês Por que falar inglês antes da hora pode prejudicar seus estudos!

Por que falar inglês antes da hora pode prejudicar seus estudos!

3341
3

Você sabia que tentar falar inglês antes da hora pode prejudicar seus estudos? Mas o que é isso exatamente? É mais ou menos assim… Sabe quando você começa a fazer um curso de inglês e desde o primeiro dia o professor só fala inglês e fica querendo que você também fale em inglês? Daí ele manda você ficar “treinando” com seu colega do lado, praticando algum diálogo ou falando sobre assuntos completamente aleatórios… e para piorar, na sala sempre tem um fulano (ou fulana) que sabe mais do que todo mundo e fica falando sem parar… aí você começa a ficar nervoso, bate aquela tremedeira, “trava tudo”, você começa a achar que não tem jeito ou dom para aprender inglês, vai embora do curso, cancela a matrícula e fica com “trauma” de aprender inglês! Pois é, esse é o grande problema de tentar “falar inglês antes da hora”.

E para explicar como falar inglês antes da hora, antes de você se sentir confortável, é algo que pode prejudicar MUITO os seus estudos, basta lembrar de quando você era criança. Quando você era criança, alguém forçava você a falar português? Sua mãe falava para você: “Joãozinho, você precisa falar mais, porque o filho da ciclana já fala faz 2 semanas!”. Claro que não! Ninguém nunca te forçou a falar e ninguém nunca foi forçado a falar português, e todos nós falamos português sem problema algum! E no inglês é a mesma coisa: ninguém tem que ser forçado a falar inglês. De fato, eu mesmo aprendi inglês e passei muito tempo, alguns anos, sem falar praticamente nada, e hoje eu falo inglês fluentemente, praticamente do mesmo modo que falo português.

Quando uma pessoa é forçada a falar inglês antes de estar devidamente preparada para fazer isso, ela acaba ficando frustrada e desmotivada, pois tem muitas dificuldades para fazer isso ou mesmo não consegue falar absolutamente nada. Daí então ela começa a achar mil e uma “culpas” pelo fato de não conseguir falar, normalmente sempre apontando para si mesma: “eu não tenho jeito ou dom para o inglês”, “eu não tenho capacidade de aprender isso”, “eu estou muito velho”, “só se aprende inglês morando nos EUA”, entre muitas outras razões para não aprender… só que essas razões são todas FALSAS! Jamais esqueça disto: toda e qualquer pessoa é 100% capaz de aprender inglês, mas para isso é precisa saber como aprender da maneira certa. Voltando ao assunto principal desde artigo, o “falar antes de hora”, uma das maiores causas de termos tantos alunos frustrados, tantas pessoas que odeiam inglês, é o fato dessas pessoas serem forçadas a falar inglês, serem “vítimas” de um ensino completamente não natural, no qual espera-se que a pessoa consiga falar inglês muito antes de entender o que os outros falam em inglês.

Então se você está estudando inglês e ainda não se sente confortável para falar, não há problema algum, continue estudando, continue aprendendo a ler e principalmente aprendendo a entender o inglês falado, que eventualmente você se sentirá confortável para falar. Se o foco dos seus estudos for entender o inglês (e não entender a gramática do inglês), naturalmente você se tornará capaz de falar, isso é igual para todos, é apenas uma questão de tempo. Muitos professores de inglês vão descordar desse ponto de vista, pois estão acostumados com o tradicional “temos que fazer os alunos falarem”, porém isso ainda não muda o fato de que um aluno treinando com base em listening (compreensão oral) se tornará naturalmente capaz de se comunicar-se em inglês, porém é preciso paciência, dar tempo ao tempo e, claro, fazer isso da maneira correta.

Um grande abraço e bons estudos para todos vocês!
Mairo Vergara

Receba o Resumão da Semana!

Quer receber um "Resumão da Semana" todos os sábados no seu e-mail com todos os nossos materiais e conteúdos da semana?

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit