Home Dicas para aprender inglês Como perder o medo de falar inglês?

Como perder o medo de falar inglês?

5710

Hoje eu vou falar sobre como perder o medo de falar inglês. Isso é algo muito comum mesmo entre as pessoas que já estudam inglês há algum tempo. A pessoa tem medo, trava e não consegue se comunicar. Então, eu vou falar desse assunto contando uma história rápida.

Eu também tive medo de falar inglês por quase 2 anos. Há muito tempo atrás, eu entrei na Faculdade de Letras de português/inglês. Então, eu comecei na faculdade e as professoras falam inglês. Eu compreendia o que elas diziam, mas não falava praticamente nada e esse medo também se devia a própria sala de aula. Mas, por que? No primeiro de aula, ao meu redor, tinham muitos professores de inglês que estavam começando a faculdade. E eu que estava começando a aprender inglês não tinha coragem de falar nada.

Eu tinha medo, não falava de jeito nenhum e passei dois anos sem falar nada. Nessa época, eu também estudava japonês e fiz um intercambio para o Japão. E eu nunca esqueço que nos meus primeiros dias de intercambio, estava no alojamento, e chegou uma menina das Filipinas que estava estudando, mas, não falava muito bem o japonês. E até onde eu sei, nas Filipinas se tem o idioma local e se fala o inglês. Então, ela me perguntou se eu falava inglês e eu disse: “I can speak english, if you can understand me“, ou seja, “eu posso falar, se você conseguir me entender”. E eu disse isso porque não tinha confiança que poderia ser compreendido, mas, ela respondeu que conseguia me entender normalmente. Isso meio que me destravou. E a partir daí, eu me soltei e comecei a falar inglês sem medo.

Mas, qual seria a moral da história? O que você precisa fazer para perder o medo de falar inglês? Apenas duas coisas: oportunidade e compreensão.

Compreensão

Muita gente acredita que trava quando vai falar inglês e as palavras não saem. Mas, isso geralmente, acontece quando você encontra um americano na rua e não consegue entender nada do que ele falou. A maioria das pessoas trava porque não entende. Até me lembro de que um conhecido contou que foi para a Miami e sabia apenas algumas frases decoradas em inglês. E chegava nas lojas, falava a frase pronta, mas, quando o vendedor lhe respondia travava na hora. Justamente, por não compreender. Você trava e sente medo porque não entende nada que a pessoa falou. Então, a saída é trabalhar a sua compreensão, quanto mais você entender, mais fácil ficará se comunicar e menos medo terá para falar.

Oportunidade

Você precisa ter uma oportunidade real de falar. Não pode ser numa sala de aula, que tem o seu professor lhe avaliando, os seus colegas e sempre tem aquela pessoa que sabe muito mais do que você e fica aquela pressão e ansiedade. E se você também não entende direito o que os outros falam, você trava. Por isso, você precisa estar fora. Como quando eu encontrei a menina das Filipinas, lá eu não tinha professor e ninguém me olhando.

Então, eu tive uma oportunidade de falar sem nenhuma pressão, mas, só não travei porque entendi tudo o que ela falou. Se eu não entendesse, iria travar. Justamente é essa combinação: ter a oportunidade de falar combinado com a compressão do que outro fala que vai fazer você perder o medo. Depois de passar 15 minutos falando com um americano fora da sala, você percebe que pode se comunicar, ganha confiança e a sua fala deslancha.

Resumido para você ter um plano de estudo: trabalhe a sua capacidade de compreensão ao máximo e busque criar situações para falar inglês. Eu acho que se você não tem a oportunidade de conviver com um estrangeiro faça isso pela internet. Existem diversos sites, como o “Italk”, que oferecem aulas com nativos. Ai fica fácil. Você se tranca no quarto, sem ninguém olhando e será só você e o nativo. E sem ansiedade e pressão fica muito mais fácil. Trabalhe a sua compreensão e crie oportunidades reais para falar inglês, que eu garanto que aos poucos, você vai perder o medo de falar inglês.

Receba o Resumão da Semana!

Quer receber um "Resumão da Semana" todos os sábados no seu e-mail com todos os nossos materiais e conteúdos da semana?

Jamais enviaremos e-mails não solicitados (spam)! Powered by ConvertKit